Movimento Área Livre de Corrupção tem aderência nacional

Difundido pela Rede Observatório Social do Brasil (OSB) como uma ação de educação para a cidadania – um dos programas de atuação dos observatórios sociais – está sendo lançado oficialmente no mês de dezembro, em todo o território nacional, o Movimento Área Livre de Corrupção.

Clique aqui e confira as peças publicitárias do movimento.

Apresentado no 2º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais de 2012, realizado no mês de Setembro, em Curitiba, o movimento Área Livre de Corrupção – que tem apoio do Movimento Acorda Cidadão, de politização – visa despertar nas pessoas o espírito de patriotismo e a consciência cidadã, resgatando valores e atitudes que compõem o senso coletivo de moralidade, civismo e cidadania para construção de um Brasil mais justo.

O objetivo é sensibilizar, por meio de diversas atividades e peças publicitárias, cada cidadão para refletir sobre a influência do seu comportamento na vida da sociedade e perceber que, a partir de pequenas atitudes, forma-se o conceito coletivo de boas práticas de conduta, contribuindo para que as relações pessoais, comerciais e de governo sejam construídas sobre as bases da honestidade e da integridade.

O Movimento Área Livre de Corrupção propõe que cada cidadão assuma um papel de protagonista das mudanças que todos querem ver no Brasil, praticando e motivando outras pessoas, posicionando-se como exemplo na família, na escola, na empresa, no serviço público, nos eventos sociais.

Ney da Nóbrega Ribas, Vice-presidente para Assuntos de Controle e Defesa Social do OSB, foi o articulador do movimento e fala sobre a motivação que levou ao lançamento da proposta. “A maioria da sociedade é composta por pessoas de bem. Precisamos reconhecer isso e não apenas focar no combate aos elementos corruptos e corruptores, que são minoria. Tudo o que combatemos acabamos fortalecendo, então o movimento vai gerar reflexão e valorizar as pessoas que respeitam o próximo, que pagam seus impostos honestamente, que respeitam a sinalização e pautam suas vidas em atitudes éticas”, esclarece Ribas.

Dia Internacional Contra a Corrupção

O dia 09 de dezembro é marcado como o Dia Internacional Contra a Corrupção, conforme estabelece a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil algumas cidades já contam com uma Semana de Combate à Corrupção. Ponta Grossa, no Paraná, é uma delas. Integrantes de pelo menos 380 entidades, associações, clubes de serviço e sindicatos estão sendo mobilizados para estimular o debate a respeito de temas como corrupção, ética e cidadania, fazendo com que a sociedade reflita a respeito destas questões. O presidente da OAB Ponta Grossa, Luiz Alberto Kubaski, ressalta que é importante que a população participe da Semana. “As organizações não-corruptas se desenvolvem melhor e geram frutos. Na política não é diferente. O exemplo deve vir de cima, para que deixemos de ver corrupção em pequenos atos do cotidiano como uma prática comum”, manifesta.

Concomitante a essa semana estão sendo veiculados os materiais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção. Além de Ponta Grossa, as cidades que fazem parte da Rede OSB em 12 estados brasileiros também estão recebendo materiais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção. “Com esse material pretendemos ir a escolas, clubes de serviço, entidades, empresas que pagam e recolhem impostos em dia, que estão pautadas nos princípios do Pacto Global e nos Objetivos de Desenvolvimento do
Milênio, para que sejam reconhecidas como uma ‘Área Livre de Corrupção’ e possam propagar suas boas práticas”, reforça Ney.

A Rede de Observatórios Sociais do Brasil convida todo e qualquer cidadão, empresário, profissional, professor, estudante, servidor público, político que valorize os princípios da cidadania e sonhe com um Brasil melhor para todos, para somar-se ao movimento e ser exemplo. Ser uma “Área Livre de Corrupção”.

Para saber mais sobre o Movimento Área Livre de Corrupção e ter acesso às peças publicitárias e materiais de divulgação acesse o sitewww.osbrasil.org.br ou entre em contato pelo e-mail osb@osbrasil.org.br

Mantenedores

ObservatórioSocial de Taubaté.

Indignar-se é importante. Atitude é fundamental. Rua Venezuela n°. 321 – Sala 2, Taubaté/SP. taubate@osbrasil.org.br | ☎ (12) 3635-6328


CEP:
Telefone:
E-mail: