OSB

O que é um Observatório Social (OS)?

É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático, apartidário, e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.
Cada Observatório Social é integrado por cidadãos que transformam o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade da aplicação dos recursos públicos. São empresários, professores, estudantes, funcionários públicos, profissionais de várias áreas e outros cidadãos que, voluntariamente, dedicam-se à causa da justiça social.

 

Como Funciona?

Atuando como pessoa jurídica, em forma de associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, da publicação do edital de licitação ao acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
Além disso, o Observatório Social atua em outras frentes, como:

*A educação fiscal, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade do cidadão acompanhar a aplicação dos recursos públicos gerados pelos impostos;

*Contribuir para inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios, favorecendo a geração de emprego e redução da informalidade, bem como aumentando a concorrência e melhorando qualidade e preço nas compras públicas;

*A construção de Indicadores de Gestão Pública, com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte .

E a cada quatro meses é realiza a prestação de contas do seu trabalho à sociedade.

 

O que é o Observatório Social do Brasil (OSB)?

Os Observatórios Sociais são organizados em rede, coordenados pelo Observatório Social do Brasil que assegura a disseminação de metodologia padronizada para atuação dos seus membros, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos Observatórios, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.
A rede OSB está presente em mais de 105 cidades, em 19 estados brasileiros e continua crescendo.

 

São mais de 2000 voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos 4 anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de R$1,5 bilhão para os cofres municipais. O mais importante, porém, não são os números e sim a nova cultura que está se formando: a da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

(Dados de Abril de 2016)

 

Mantenedores

ObservatórioSocial de Taubaté.

Indignar-se é importante. Atitude é fundamental. Rua Venezuela n°. 321 – Sala 2, Taubaté/SP. taubate@osbrasil.org.br | ☎ (12) 3635-6328


CEP:
Telefone:
E-mail: